UTAD entrega 50 bolsas de estudo a estudantes da Comunidade dos Países Língua Portuguesa

UTAD

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) atribuiu 50 bolsas de estudo do programa “Lusofonia+” a estudantes de licenciatura e mestrado oriundos dos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os estudantes, matriculados em cursos de todas as áreas da UTAD, são oriundos de Angola (18), Brasil (11), Guiné-Bissau (10), Moçambique (6), Cabo Verde (4) e Timor-Leste (1).

A Fundação Manuel António da Mota e as empresas Dourogás, Continental e Norvia, são mecenas desta primeira edição do programa “Lusofonia +”, como refere o vice-reitor para a internacionalização, Luís Ramos.

A reitoria da UTAD pretende dar continuidade a este projeto, esperando encontrar novos parceiros que possam ajudar os alunos da CPLP a continuarem os seus estudos.

Um dos principais objetivos do programa “Lusofonia +” é melhorar as condições de vida e de estudo dos estudantes da CPLP, reconhecendo os desafios financeiros que muitos enfrentam.

De referir que a  UTAD foi a primeira universidade portuguesa a decidir igualar o valor das propinas dos estudantes da CPLP ao dos estudantes nacionais, a partir do ano letivo de 2024/25.